Menu fechado

Midia

Visualize aqui alguns vídeos disponíveis nas apresentações do museu da água e também reportagens.

O Projeto Nascente Modelo, faz parte do Programa Município VerdeAzul (PMVA), através da diretiva de Gestão das Águas, onde é considerada ‘modelo’ por estar protegida por vegetação nativa preservada conhecida como “mata ciliar”. Além disso, como é característica de qualquer nascente, ela tem uma Área de Preservação Permanente (APP) de 50 metros, conforme prevê o Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/12).
O Passeio Virtual Indaiatuba começa com um passeio pelas dependências do Museu da Água, inaugurado em 30 de abril de 2016, com a proposta de ser uma referência em educação ambiental, voltada à gestão de recursos hídricos. Um espaço que alia natureza, ciência, tecnologia, em um acervo que conta a história da água em Indaiatuba e está localizado em um marco histórico, a Represa do Cupini, a primeira captação de água do município, que abastece a cidade desde 1937.

Para o prefeito Nilson Gaspar, o “Tour Virtual” é uma maneira de todos visitarem ou voltarem a estes locais e aprenderem mais sobre eles, com um novo olhar sobre a importância histórica, social e cultural de cada um destes espaços que, em sua maioria, estão temporariamente fechados devido à pandemia de Covid-19.

Segundo a secretaria de Cultura, Tânia Castanho, o Passeio Virtual surgiu com o objetivo de permitir um passeio diferente por estes pontos maravilhosos, para que todos vejam com um novo olhar as belezas de nossa cidade. Para saber mais sobre o assunto, basta acessar o Cultura Online e conferir de pertinho estes pontos turísticos, começando pelo Museu da Água. O Cultura Online pode ser acessado em www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/.

Depois do Museu da Água, o Passeio Virtual passará pelas históricas Estações Ferroviárias de Indaiatuba, pelo Parque do Mirim, conheceremos um pouco mais sobre os produtores rurais de nossa cidade e suas propriedades, encerrando com o Parque Ecológico, cartão postal de Indaiatuba.

O Museu da Água foi destaque no programa Mais Caminhos, da EPTV, no último sábado, dia 20. Na reportagem, que celebrou o Dia Mundial da Água comemorado nesta segunda-feira, dia 22, a apresentadora Roberta Campos fez um tour por nossos ambientes.
O aniversário de 5 anos do Museu da Água foi destaque no Programa do Rubinho, exibido pela TV Sol Comunidade. Confira a entrevista concedida pelo superintendente do SAAE, Sandro Coral, sobre a história do Museu.
A Trilha Ecológica do Museu da Água conta com 12 espécies de árvores catalogadas e preservadas. Entre elas está a melaleuca, que tem sua origem na Austrália e é muito apreciada por suas propriedades.
A nossa colaboradora Roh Diniz conta um pouco sobre a árvore,
O Museu da Água conta como aconteceu a evolução do sistema de abastecimento de água e do saneamento de Indaiatuba, com fotos e informações, no painel “Linha do Tempo”, que está localizado na saída da sala de exposição “Caixa D’Água”.
A Sala Histórica aqui do Museu da Água, além de conter peças usadas pelo SAAE desde a sua criação, ainda ajuda a contar a história do abastecimento da cidade através de fotos nas paredes. No vídeo, em destaque um registro feito em 1918 e mais curiosidades. Confira!
As bicicletas fazem parte da história de Indaiatuba e também do SAAE. Durante muitos anos, elas eram usadas como meio de transporte para prestação de serviço à população. Confira no vídeo!
As bicicletas estão expostas em nossa Sala Histórica e poderão ser conferidas pessoalmente
Venha conhecer o Museu da Água de Indaiatuba, uma experiência única, onde a tecnologia e a interatividade se mesclam com a natureza para proporcionar o aprendizado da importância da água, em suas diversas fases, no dia a dia
Indaiatuba é reconhecida em todo o país por sua preocupação com o meio ambiente e com a natureza, o Museu da água faz parte do esforço da administração do município de criar um cidadão envolvido com a preservação dos recursos naturais do planeta
Slide show enviado pela Morada do Sol, mostrando a vista feita pelos funcionários do SAAE em 24/03/2016
Home vídeo do discurso feito pelo senhor Francisco Lahóz, Secretário Executivo do Consórcio PCJ, na inauguração do Museu da Água de Indaiatuba
Reportagem feita pela TV Indaiá em 24/02/2016, sobre as obras do Museu da Água de Indaiatuba
Reportagem feita pelo Correio Popular na semana de Inauguração do Museu da Água de Indaiatuba
Slide show enviados por Ricardo Vídeos, mostrando as belas instalações do Museu da Água em ‎01/06/‎2016
Reportagem feita pelo Programa Por AI – Indaiatuba, sobre as instalações do Museu da Água de Indaiatuba
Segunda parte da reportagem feita pelo Programa Por AI – Indaiatuba, sobre as instalações do Museu da Água de Indaiatuba
Reportagem feita pelo Programa Indaiá Notícias- Indaiatuba, sobre as inauguração do Museu da Água de Indaiatuba em ‎02/05/‎2016
Reportagem feita, para o Youtube, em 26/11/2016 pelo Canal Biomax, neste programa de numero 34 ele apresenta o Museu da Água de Indaiatuba através de depoimento feito por um de seus monitores.
Vídeo da Sala de Exposição “Caixa D´Água”, onde introduzimos o visitando da importância da água e como ela está presente em nosso dia a dia.
Vídeo da Sala de Exposição “Caixa D´Água”, onde contamos como foi o surgimento da água em nosso planeta e como ela influenciou o surgimento da vida em nosso planeta.
Vídeo da Sala de Exposição “Caixa D´Água”, onde falamos sobre a distribuição da água no mundo, sua importância como fator geográfico determinante para o desenvolvimento de uma região.
Vídeo da Sala de Exposição “Caixa D´Água”, onde prevemos que ações serão necessárias para que este recurso tão valioso não se esgote e que possa ser dividido com mais igualdade.
Um convite para conhecer o Museu da Água de Indaiatuba, um centro de lazer, divertimento e conhecimento para toda a família, onde aprendizado e se diversão caminham juntos
Conheça a estreita relação que o município de Indaiatuba tem com a água. Saiba um pouco dessa história por meio deste documento redigido através do esforço conjunto da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e do SAAE de Indaiatuba.
Reportagem feita, para o Programa Em Destaque, em 06/03/2018, neste programa, a repórter Vâny Pavanelli apresenta o Museu da Água de Indaiatuba através de depoimento feito por um de seus monitores.
Reportagem feita, para o Programa “Em Cena” do Jornal da EPTV, veiculado em dezembro de 2018. Neste programa, a repórter Roberta Campos apresenta a Exposição de “Dioramas” intitulada Arqui Cultura mostrada no Museu da Água de Indaiatuba.
O Passeio Virtual Indaiatuba começa com um passeio pelas dependências do Museu da Água, inaugurado em 30 de abril de 2016, com a proposta de ser uma referência em educação ambiental, voltada à gestão de recursos hídricos. Um espaço que alia natureza, ciência, tecnologia, em um acervo que conta a história da água em Indaiatuba e está localizado em um marco histórico, a Represa do Cupini, a primeira captação de água do município, que abastece a cidade desde 1937.
O programa Mais Caminhos, da EPTV, exibiu no último sábado, dia 20, reportagem produzida no Museu da Água, em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22.
O Museu, criado pelo SAAE e pela Prefeitura para promover educação ambiental voltada à gestão de recursos hídricos, já é referência em toda a região como um espaço de conscientização sobre a necessidade de preservação da água, nosso recurso natural mais importante.

 

A Exposição Origem e Propósitos está temporariamente indisponível.

Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos sua compreensão.