banner férias

                                                                                                                  Clique aqui para ver a programação de férias 

INSTALAÇÃO MODELO DE SUSTENTABILIDADE

Nosso município é pautado pelo desenvolvimento sustentável e pela adoção de políticas de educação ambiental integradas ao calendário escolar.

Criado há 2 anos fruto dessa visão administrativa o Museu da Água de Indaiatuba recentemente foi reconhecido, pelo Programa Município Verde Azul, como uma instalação modelo de sustentabilidade, pois, sua construção é totalmente acessível e integrada ao ambiente que o cerca.

A forma como foi concebida sua construção, causam um mínimo impacto no ciclo ambiental que criam as condições ideais para a água classe 1 que abastece o reservatório do Cupini.

Alguns itens merecem destaque: toda a área externa é pavimentada com pisos que garantem o acesso da água da chuva ao solo, são paralelepípedos e pisos drenantes que respeitam a permeabilidade do terreno; sua estrutura com grandes áreas envidraçadas permitem a iluminação natural necessária para o desenvolvimento da vegetação local e tornam o consumo de energia muito menor do que o esperado; utilização de aço para a estrutura e revestimento que levam, em sua usinagem, parte da matéria básica (ferro) oriunda da reciclagem. Internamente soluções tecnológicas modernas otimizam ao máximo os recursos e tornam o ambiente agradável a visitação: paredes com pintura clara e iluminação em led proporcionam um ambiente alegre e um baixo consumo da energia elétrica; torneiras com temporizadores e válvulas com controle de fluxo evitam o desperdício de água; um pé direito alto com rampas amplas que garantem o acesso fácil entre os pisos e salas e propiciam uma ventilação natural; a água da cascata decorativa que recebe os visitantes funciona com um sistema de reaproveitamento

Todo esse planejamento aplicado na sua construção são a prova da preocupação e do comprometimento de nosso município com o meio ambiente e a preocupação em difundir essa ideia para as novas gerações

 

LINK PARA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DO MUSEU PELO ARQUITETO RESPONSÁVEL

 

MUSEU DA ÁGUA

 

O Museu da Água é vinculado ao Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), através do Departamento de Comunicação, que tem como responsável Renata Birolli Coutinho. A funcionária Patricia Horácio, é a responsável no Museu pelas agendamentos, coordenação e gestão das pessoas que trabalham no local. As visitas podem ser agendadas pelo telefone: (19) 3834-9433 ou pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de terça a domingo e feriados das 09:00 às 16:00hs, com permanência máxima: até às 17:00hs, na segunda é fechado para limpeza e manutenção.

Sua proposta é ser uma referência em educação ambiental, voltada à gestão de recursos hídricos. Um espaço que alia ciência, tecnologia e acervo para contar a história da água em Indaiatuba e sua importância em uma perspectiva universal. Uma nova opção de lazer e sensibilização ambiental para as famílias tanto de nossa cidade como para as cidades vizinhas.

Está localizado em um marco histórico da cidade, a Represa de Captação do Cupini, a primeira captação de água do município, que abastece a cidade desde 1937.

Seus dois pavimentos abrigam atividades virtuais interativas, com importantes informações sobre a água em seus diversos estágios, passadas através de vídeos e jogos que estimulam a participação de todos.

A visitação é orientada por monitores e tem início no Auditório com a projeção do vídeo de acolhimento que prepara o visitante para as experiências que o aguardam.

Fechando a visita, um passeio pela trilha dá ao visitante a real ideia da importância de preservar a mata ciliar. A mata é uma das poucas florestas com remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado no estado.

 

PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL

 

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

 

ESPAÇO ECO HÍDRICO

 

Uma cidade que vem se desenvolvendo rapidamente, há vários anos a administração da cidade adotou o conceito de crescimento sustentável por compreender a necessidade de gerir os recursos naturais com responsabilidade para garantir um crescimento gradativo mais permanente.

Foi o primeiro município a aderir ao projeto “Espaços Eco Hídricos”, o prefeito Nilson Gaspar, assinou na última no dia 27 de setembro de 2017, o termo de adesão ao projeto do Consórcio Intermunicipal dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Os “Espaços Eco Hídricos” tem como objetivo fomentar a preservação dos recursos hídricos na região ao estimular ações de conservação, de ecoturismo e turismo rural, valorizando a difusão da cultura regional, gastronomia, hotelaria e ações que direta ou indiretamente possam vir a contribuir com o fortalecimento da sustentabilidade.

Desde a crise hídrica, o Consórcio PCJ vem sensibilizando os municípios sobre a importância de investimentos estruturais em gestão de recursos hídricos como também da sensibilização da comunidade sobre a problemática da água. Diante disso, a entidade formatou o projeto dos “Espaços Eco Hídricos” como forma de ampliar o turismo preservacionista na região.

O projeto busca incorporar e reafirmar valores de estruturas e potenciais já existentes no município, tais como: museus, parques, lagos, sítios arqueológicos, usinas hidrelétricas, Estações de Tratamento de Água e Esgoto, projetos de educação ambiental com tradição e estrutura física, áreas de reflorestamento, entre outros.

 

Links:

http://agua.org.br/indaiatuba-e-o-primeiro-municipio-aderir-ao-projeto-espacos-eco-hidricos/

 

http://agua.org.br/espacos-eco-hidricos-unem-conservacao-com-fomento-ao-emprego-e-desenvolvimento-sustentavel/

 

http://agua.org.br/consorcio-pcj-apresentara-projeto-de-espacos-eco-hidricos-no-dia-17/

 

 

Please publish modules in offcanvas position.